Formatura do ILBJ deixa expectativas para início das aulas
“Sonhos realizados”. É assim que o jovem Julio Cesar, ex-aluno do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), consegue descrever a cena que viu durante a Formatura da 6ª turma da instituição, realizada no mês de janeiro. Enquanto cantava com o Coral ILBJ, do qual faz parte, o garoto observava, de cima do palco, cerca de três mil pessoas encantadas com a solenidade, realizada no Espaço Emes.
Julio concluiu o projeto Conectando Com a Vida em 2008, principal projeto da instituição, e em 2009 cursou a Informática Avançada, curso ofertado para quem já foi aluno do ILBJ. O jovem garante que passar pelo Instituto foi uma experiência muito positiva e enriquecedora. “Digo isso por mim e por todos os alunos: o Instituto é algo que vou carregar comigo pra sempre e nunca vou esquecer”, garante, afirmando que já sente saudades de estudar na instituição.
Já para Karine Silva, a situação é inversa à de Julio. Enquanto ele se despede do ILBJ, ela é uma dos 1.200 alunos selecionados para participar do projeto em 2010. Junto aos cerca de 200 novos colegas, convidados pela instituição a comparecer à formatura, ela não esconde a ansiedade para o início das aulas do Instituto, que começam no dia 22 de fevereiro.
“Um colega meu entrou no ano passado e sempre tive vontade de fazer parte. A formatura é muito bonita, é legal ver todo mundo reunido. Daqui a um ano serei eu. Não vejo a hora de chegar o dia 22 pra começar as aulas!”, diz Karine.
Início das aulas
Para o início das aulas de 2010, a equipe pedagógica do ILBJ já preparou um cronograma cheio de atividades. Além de todo o planejamento de aulas e da produção do conteúdo didático exclusivo do Instituto, também foram elaboradas algumas novidades para este ano letivo, como as novas Oficinas Temáticas.
A atividade será conduzida pela psicóloga e pela assistente social da instituição, como forma de interação e estímulo à reflexão, ao diálogo e ao desenvolvimento de opinião. “Será um grupo para discutir temas atuais para os adolescentes, como sexualidade, relacionamento familiar e outros temas, focando na realidade dos nossos jovens”, explica Andressa Rodrigues, psicóloga do Instituto.