ILBJ acolhe seus adolescentes e jovens

No último dia dois e três de fevereiro o Instituto Luciano Barreto Júnior, responsabilidade social da Construtora Celi, recebeu seus 1200 adolescentes e jovens para mais uma edição do projeto ‘Conectando com a Vida’. As boas vindas foram marcadas com um acolhimento no auditório do instituto onde gerência, coordenação pedagógica, educadores e coordenação psicossocial apresentaram as instalações do instituto, metodologias educacionais e regras aplicadas no ILBJ.

Segundo a gerente e coordenadora pedagógica do ILBJ, Valéria Freire, esse momento é um dos mais importantes para que o jovem se sinta bem na instituição. “Conhecer o ambiente, conhecer as pessoas responsáveis pelo “ensinar”, conhecer regras de conduta e atitudes é fundamental e isso a equipe do Instituto faz com muita competência. Assim o acolhimento é um momento singular em que o ILBJ é apresentado com transparência em todos os seus processos e onde os adolescentes e jovens podem tirar todas as suas dúvidas”, disse.

Contribuir para o desenvolvimento humano de adolescentes e jovens sergipanos por meio de ações socioeducativas é a missão do ILBJ por isso que o primeiro contato tem que ser esclarecedor em relação ao trabalho desenvolvido na instituição. “São adolescentes e jovens cheios de expectativas e anseios, tudo é muito novo e diferente do que estão acostumados, já que procuramos fazer um trabalho bastante diferenciado em que aprender a aprender, aprender a ser, aprender a fazer e aprender a conviver, são pilares para a educação do século XXI que o ILBJ procura seguir adequando às nossas necessidades e contexto”, ressaltou.

‘Conectando com a Vida’

Projeto âncora do ILBJ, agregador de todos os demais projetos, tem como objetivo promover o processo de infoinclusão social de jovens em vulnerabilidade social e econômica, desenvolvendo competências fundamentais para o mundo do trabalho e para o exercício da cidadania. Informática, Matemática, Português e Cidadania e Trabalho, Arte-educação, são algumas das ações empreendidas por este projeto que tem duração de 10 meses.