ILBJ forma seus colaboradoes em Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) possibilita o desenvolvimento linguístico, social e intelectual daquele que a utiliza enquanto instrumento comunicativo, favorecendo seu acesso ao conhecimento cultural-científico, bem como a integração no grupo social ao qual pertence. A partir do contato com a língua em Libras é possível observar a riqueza de conhecimento contida na aprendizagem do surdo, constatação da dificuldade que os mesmos encontram na comunicação e/ou linguística. A Libras é o instrumento fundamental para o desenvolvimento e inserção do surdo na sociedade.
Proporcionar o conhecimento através da infoinclusão social a adolescentes e jovens é um dos pilares do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi.  Pensando nisso, no período de 22 de junho a 01 de junho os colaboradores do instituto receberam a primeira parte do curso básico em Língua Brasileira de Sinais (Libras). História, cultura e identidade surda, alfabeto, saudações e cumprimentos e sinais ligados ao cotidiano foram alguns dos temas trabalhados na formação.
Essa não é a primeira vez que o ILBJ promove a formação em Libras, em 2014 educadores e coordenações tiveram essa oportunidade. Em 2016, o diferencial é que o curso está sendo ampliado a todos os colaboradores da instituição.
Segundo semestreA formação continuada da equipe é umas das ferramentas utilizadas pelo ILBJ para a realização de um trabalho de excelência. As aulas continuarão por todo segundo semestre de 2016 a fim de capacitar os colaboradores nos níveis básico I, II e III da Língua Brasileira de Sinais. Os formadores são Gilmara Menezes formada em Letras Português e especialista em Educação Especial – Libras e o instrutor Hamilton Santos que é surdo e nativo da língua. 
“A iniciativa do instituto em proporcionar o curso de Língua Brasileira de Sinais aos colaboradores é muito importante, pois o número de pessoas que a conhecem ainda não é representativo. Vale lembrar que Libras é a segunda língua oficial no Brasil e deveria ser trabalhada em todas as instituições de ensino e corporações”, ressaltou a educadora Gilmara Menezes. 
Confira mais fotos na galeria: Formação de Libras para colaboradores