ILBJ forma sua 6ª turma

Muita emoção. Foi isso que tomou conta do Espaço Emes na noite da última terça-feira, 19. O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), ação de responsabilidade social da Construtora Celi, formou sua 6ª turma do projeto Conectando Com a Vida, dando a cerca de mil jovens uma nova perspectiva para o futuro. O projeto de inclusão social já formou, desde sua fundação, em 2003, quase seis mil jovens da rede pública de ensino.


O Coral do ILBJ ficou responsável pela abertura do evento, cantando o Hino Nacional, e por finalizar a cerimônia com mais três músicas ensaiadas ao longo do ano, especialmente para a ocasião. Querido pelos alunos, Jácome Góes, curador interpessoal da instituição, foi recebido com muito entusiasmo pelo público, e parabenizou os jovens pela importante conquista. Logo em seguida, a presidente do ILBJ, Maria Celi, iniciou seu discurso.


Mãe de Luciano Júnior, idealizador do Instituto, ressaltou o carinho que sente por cada aluno e justificou o motivo. “Vejo na face de cada um desses meninos a imagem de meu filho, com as mesmas ansiedades e angustias, mas acima de tudo precisando de muito carinho, apoio e estímulo”, revelou, lembrando seu filho que faleceu há sete anos em um trágico acidente de carro.


“Através da perda estamos realizando o grande sonho da vida de Luciano Júnior. Esse é um compromisso que nós temos com a sociedade de Sergipe, de fazer esse projeto cada vez melhor. Sei que hoje meu filho também está feliz”, afirmou Maria Celi.



Agradecimento

Quem também emocionou a todos os convidados foi Luciano Barreto, presidente da Construtora Celi e um dos fundadores da instituição social. Além de falar sobre os ideais de igualdade e solidariedade em que seu filho acreditava, fez questão de agradecer aos alunos do ILBJ pela confiança depositada no projeto.


“Se vocês não acreditassem no nosso trabalho e no esforço da equipe pedagógica, certamente o sonho de Luciano Barreto Júnior não estaria sendo realizado. Não me canso de agradecer a todos os alunos que passaram esse ano no Instituto, porque sem vocês esse projeto não seria possível”, disse.



Determinação

Um desses alunos é Israel Santana, escolhido para representar toda a turma de formandos como orador. O jovem é um dos muitos exemplos de determinação e força de vontade que o ILBJ possui. Morador da cidade de São Cristóvão, não media esforços para viajar cerca de 23km até Aracaju e assistir às aulas do projeto durante o ano de 2009. Ao falar de fé e esperança, o orador da turma comparou a vida a uma corrida, cheia de obstáculos que precisam ser superados.


“Cruzamos a linha de chegada e percebemos que nem todos que largaram conosco conseguiram chegar até o fim. Mas somente os que mantiveram o desejo de vencer, motivados pela esperança, conseguiram a realização do seu objetivo”, pontuou o aluno, fazendo com que lágrimas de alívio e gratidão surgissem no rosto de seus colegas.


A solenidade foi repleta de emoções, tanto para os jovens formandos, quanto para seus pais. Clodomir Santana, pai de Israel, não conseguiu esconder o orgulho em ver seu filho discursar para um público de mais de três mil pessoas, entre alunos, pais, autoridades e demais convidados. “A gente tem uma emoção muito forte, um prazer enorme de ver o nosso filho se destacando e, ao mesmo tempo, se desenvolvendo não só no Instituto, mas também na vida”, contou.


Redação

As alegrias não pararam por aí. Desde 2008, o ILBJ promove internamente a atividade Redação Destaque, para estimular nos seus alunos o prazer pela literatura. No texto, os alunos contam em poucas linhas como o Instituto mudou suas vidas. Após o seu discurso, Luciano Barreto fez questão de convidar a autora da melhor redação de 2009, Bárbara Raquel, para subir ao palco, enquanto ele mesmo lia seu texto.


Outro aspecto que me chamou a atenção foi o aumento da minha auto-confiança, hoje consigo expressar minhas ideias e opiniões sem dificuldades. Como nos foi apresentado no começo do ano o projeto tenta desenvolver habilidades e competências, mais do que isso o projeto do ILBJ desenvolve o caráter de jovens como eu”, leu Luciano Barreto.


Homenagens

Durante a cerimônia, o Instituto também homenageou duas personalidades sergipanas que muito contribuíram para o desenvolvimento educacional no estado. A diretora administrativa e pedagógica da Escola Superior do Ministério Público do Estado, e a professora Vilma Lins Baptista, que ensinou a Luciano Júnior, receberam estatuetas como forma de agradecimento.


Presenças

Entre as autoridades que compuseram a mesa, estava o prefeito Edvaldo Nogueira, que elogiou a iniciativa. “É o sexto ano que estou presente; nunca deixei de participar porque considero este momento muito especial. É um misto de alegria, amor e solidariedade. Luciano e Maria Celi não transformaram a dor da perda do filho querido em rancor, mas sim em um ato de amor e solidariedade como vemos aqui hoje. É um gesto que todo cidadão tem que aplaudir”, afirmou Edvaldo.


Além dele, fizeram parte da mesa formadora o senador Antônio Carlos Valadares, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Carlos Alberto Sobral, a secretária adjunta de educação, Hortência Maria Pereira, o superintendente da Caixa Econômica, Luciano Pimentel, o diretor do Yázigi e parceiro do Instituto, Antelmo Almeida, e o vice-governador Belivaldo Chagas, representando o governador Marcelo Déda. Maria Celi, Luciano Barreto e Jácome Góes, além das homenageadas, também compuseram a mesa.


Estiveram presentes na Formatura os deputados federais Jackson Barreto, Eduardo Amorim, Valadares Filho e José Carlos Machado, o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, o prefeito de Estância, Ivan Leite, os secretários estaduais de Saúde e Infraestrutura e Meio Ambiente, Rogério Carvalho e Valmor Barbosa e Márcio Macedo.