ILBJ recebe exposição ‘Diversidade Cultural: danças e folguedos de Sergipe’

Com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural dos jovens e adolescentes através do programa ‘Projetos Culturais’, o Instituto Luciano Barreto recebe a exposição itinerante ‘Diversidade Cultural: danças e folguedos de Sergipe’. A mostra é mantida pelo o Memorial de Sergipe, órgão de cultura da Universidade Tiradentes (Unit) com objetivo de preservar e divulgar nossos elementos socioculturais. 
Maracatu, Dança de São Gonçalo, Bacamarteiros, Lambe-sujo e caboclinho, Taieira, Parafuso, Reisado e Cavalhada são as manifestações culturais que estão representadas através de fotografias e textos explicativos em 10 cartazes. A exposição fica no hall de entrada do ILBJ até próxima sexta-feira, 31.
Para a diretora do Memorial de Sergipe, Fabiana Carnavalle, a exposição vai onde o público está. “O objetivo da exposição é levar informação às pessoas que não tem como ir ao museu e assim reforçar a necessidade de valorização das expressões culturais do estado. O ILBJ tem o público que nos interessa que são jovens e adolescentes”, disse Carnavalle.
A exposição conta com uma monitora, Andreia Souza, que além de tirar duvida dos visitantes retorna à instituição que fez parte. “Estudei aqui no ILBJ em 2010 e estou aqui para despertar a curiosidade desses jovens pela cultura. Há dois anos estava aqui aprendendo agora quero repassar o que eu aprendi”, mostrou Andreia.
Identificação
A jovem Paloma Karine que faz parte do projeto ‘Conectando com a Vida’ se identificou com a exposição, pois viu retratado o Reisado que é dançado por seus familiares. “Sabau, mestre do reisado do povoado marimbondo em Pirambu, é tio de meu pai e sempre que vamos para o município dançamos. Muito bom ver minhas raízes retratadas na exposição”, afirmou Paloma.