Novos olhares para um mundo de oportunidades

 

Empreender para superar é um dos caminhos de conquistas da vida, mas o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) proporciona mais que isso. O foco também está em ações relacionadas ao respeito ao meio ambiente para que cidadania e sonhos sejam construídos com responsabilidade. Para despertar o lado empreendedor de cada aluno do Instituto, aconteceu no último dia 30 e ontem, 01, a terceira edição do Festival de Empreendedorismo Juvenil voltado para o Meio Ambiente. 


 


No primeiro dia, logo pela manhã, uma novidade: o papai noel chegou ao Instituto de bicicleta. “Achei muito legal! Nunca imaginei que o Festival seria tão empolgante. Ver meu colega de papai noel foi também bastante divertido”, coloca a aluna Islaine dos Santos. Após o momento inusitado, a presidente do ILBJ, Maria Celi, fez questão de passar sua mensagem no auditório: “No mundo de violência e traição em que vivemos, a mensagem que Júnior fez questão de deixar é a que devemos ser bons aqui na Terra porque existe um lugar no céu para nós. Façamos isso. O pensamento atrai: então não deixe o sentimento negativo por perto, respire fundo imediatamente e lute”, coloca.


 


Após as boas-vindas, chegou a hora de compartilhar ensinamentos entre os colegas. As turmas que compõem o quadro do ILBJ se dividiram entre temáticas como coleta seletiva, reciclagem e sustentabilidade para abordar a temática de forma lúdica e aprofundada. “Fizemos o jogo da memória com cores que representam a coleta seletiva, fizemos corrida de saco envolvendo o viés do correto descarte de resíduos, bem como o jogo da memória”, conta o educador Alexsandro de Oliveira. Ainda no último dia 30, os alunos acompanharam a palestra do especialista em Meio Ambiente, Sandro Costa. “Parabenizo o ILBJ pela sensibilidade, pois esta é uma iniciativa louvável – construir educação ambiental impacta nas comunidades”, pontua.


 


Como forma de expor toda a dedicação dos alunos do Instituto em virtude do Festival de Empreendedorismo, os itens produzidos com material reciclado (e reciclável) como brinquedos, maquetes, bolsas, quadros, pufes, cortinas, bonecas e decoração natalina foram expostos na galeria do ILBJ, localizada no andar superior. “Achei tudo lindo! Nem parece que foi a gente quem fez”, conta Ingrid Figueiredo, demonstrando que seu lado empreendedor foi despertado. “Realmente tem como criar em cima de coisas que parecem que já tinham um fim, como os papeis e plásticos que vão pro lixo”, completa.


 


Ontem, 01, o dia continuou repleto de atividades. Peças teatrais, poesias e canções demonstraram como nossos alunos estão alinhados com a prática sustentável. A exposição com os itens criados e confeccionados pelos nossos alunos continua exposta e aberta para visitação interna. Ainda na ocasião, o diretor geral da Faculdade Estácio de Sergipe (FASE), Paulo Rafael Monteiro Nascimento, proferiu palestra sobre boas práticas ambientais para introduzir as apresentações da turma da noite.


 


Construção


 


As produções e realizações só tiveram foco devido ao trabalho desempenhado durante os dois últimos meses pela equipe de educadores sociais do ILBJ. A coordenadora pedagógica, Jacilene Andrade, explica que esta é uma maneira de mobilizar e estimular o lado empreendedor de cada um: “O objetivo é também aguçar a criatividade e iniciativa, evidenciando o trabalho em equipe, como temos costume de trabalhar no cotidiano do ILBJ. A novidade desta vez é associar todos esses aspectos ao Meio Ambiente, um tema tão presente e em evidência nos dias atuais”.


 

Os alunos começaram a participar de atividades voltadas para o assunto desde outubro para aproxima-los à realidade das questões ambientais e discussões da atualidade. Assim, o ILBJ se preocupou como o preparo de momentos como palestras e visitas a instituições atuantes em reciclagem e destinação correta de resíduos para que os alunos praticassem a cidadania plena.

Confira galeria com fotos dos dois dia do Festival: http://ilbj.org.br/galeria/50/Festival_de_Empreendedorismo_Juvenil