Orientação profissional em contato com o conhecimento

 

Entender como se especializar para o mercado de trabalho em um ambiente ideal para pensar no futuro. É nesse sentido que mais de 250 alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) participaram do programa Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Casa Aberta, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria. A visita ocorreu ontem, dia 20 e hoje, 21, no pólo do Distrito Industrial de Aracaju, onde a estrutura de gestão, TI, costura, panificação, automação, eletricidade e eletrônica está instalada.


 


O primeiro momento se deu com uma simulação de primeiros socorros em que os técnicos do SENAI contaram com a participação de jovens participantes do projeto. Em seguida, os alunos visitaram a estrutura responsável pela formação de milhares de profissionais e conheceram as novidades tecnológicas e áreas de formação que movimentam a indústria. O supervisor da área técnica do SENAI Sergipe, Antônio Martins, deu as boas-vindas.


 


“É com satisfação que recebemos o ILBJ em nossa casa. Este é o momento que temos para mostrar nossas diretrizes ao tempo em que podemos conhecer a de vocês. O que precisamos para fomentar o crescimento profissional é de iniciativa”, coloca Antônio Martins.


 


De acordo com a gerente do ILBJ, Valéria Freire, este tipo de atividade fomenta o interesse dos alunos e evidencia o papel do Instituto. “As estatísticas demonstram que no mercado de trabalho há déficit de mão de obra qualificada e a formação técnica é a resposta para essa demanda. Para ter sucesso pessoal e profissional, o mundo acadêmico é um ótimo caminho, mas não único. Por isso que trouxemos nossos jovens ao programa do SENAI para apresentá-los aos caminhos possíveis de acesso ao mundo do trabalho”, explica.


 


As alunas Josivânia Vicente e Waslaine Lima não perderam um minuto sequer das explanações dos professores e técnicos durante a visita ao SENAI. “Foi muito bom entender como cada área funciona porque a gente vê que é possível chegar lá também”, conta Josivânia.


 

Com olhos atentos, a aluna Monique Torres também acompanhou todas as informações que foram passadas, demonstrando interesse em alcançar o futuro com as mãos. “Foi maravilhoso! Principalmente porque vi um pouco do que preciso para a área que eu gosto. Aprendi nessa visita que posso participar de um programa que vai valorizar o que eu sei e vou poder desenvolver e crescer muito”, afirma.

Veja mais fotos do evento aqui: http://www.ilbj.org.br/galeria/47/SENAI_Casa_Aberta