Projeto Sergipanidade homenageia J. Inácio

Promover atividades direta ou indiretamente relacionadas à educação, cultura e a preparação para o mundo trabalho e cidadania de adolescentes e jovens vulnerabilizados social e economicamente do estado de Sergipe. Esse é um dos objetivos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, que é colocado em prática nos diversos projetos interdisciplinares que envolvem os módulos de Matemática, Português, Cidadania & Trabalho e Informática Básica.
No mês de Abril acontece nos turnos da manhã, tarde e noite o Projeto Sergipanidade que em 2015 teve como tema o artista plástico e poeta J. Inácio. Intitulado ‘Revisitando J. Inácio: registro de uma vida sem pouso’, o projeto tem como objetivo propiciar o desenvolvimento pleno da cidadania baseado nos pilares da interdisciplinaridade e pluralidades cultural e social. A atividade tem como foco principal oferecer subsídios necessários para a internalização dos conceitos de identidade e o sentimento de pertencimento.
O projeto Sergipanidade apresenta através de atividades práticas e lúdicas a importância da preservação das tradições, do reconhecimento  de nossas histórias, de nossas personalidades, de nossos lugares e proporciona aos jovens a consciência cultural através do conhecimento de suas raízes. O projeto teve início com um ciclo de palestras com Clara Angélica, Pascoal Mayanard e Ismael Pereira para que os adolescentes e jovens pudessem ter conhecimento do contexto em que o artista viveu e do ser humano ímpar que era J. Inácio.  
O também artista plástico, Ismael Pereira, fez questão de parabenizar a iniciativa. “Esse projeto é uma ação muito importante, pois aqui no instituto vi a memória de grandes nomes, e agora J. Inácio, serem resgatados, colocados no conhecimento, principalmente da juventude. Essa é uma preocupação que enobrece a razão de ser da presença do Instituto Luciano Barreto Júnior aqui em Sergipe. Que esse trabalho sirva de exemplo a outras instituições, comunidades e estados”, disse. 
Ismael completa afirmando que foi uma satisfação falar um pouco sobre a história e saga de J. Inácio que é muito ampla.  “O pouco que eu sei, tentei passar para essa juventude. É notório que muitos adolescentes não conheçam os artistas sergipanos e quando instituições se preocupam com isso, percebemos que nem tudo tudo está perdido. Porque o futuro será luminoso e o porvir será satisfatório em termos de conhecimento para uma juventude que está adquirindo cidadania e ferramentas para a montagem do seu futuro”, finalizou.
Atividades
Uma representação em tela viva, reprodução de obras de arte no rosto dos jovens, criação de blog (http://jinaciose.tumblr.com/), criação de frases que sintetizam quem foi J. Inácio foram algumas das atividades realizadas pelos adolescentes e jovens do módulo de Português. 
No módulo de Matemática os educandos montaram um quebra-cabeça das imagens das obras, um mosaico, uma linha cronológica da vida do artista. Cidadania & Trabalho tentou mostrar a ótica de mundo de J. Inácio com poesias inspiradas na vida e obra, tirinhas de quadrinhos e cenas teatrais. Já o módulo de Informática ficou responsável por registrar e produzir o Making-Off do processo de produção das atividades, além de um game sobre a vida e obra do artista.