SARAU de retrospectiva finaliza 2011

 

Para fechar o ano letivo do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) com chave de ouro, a coordenação preparou a edição ‘Retrospectiva 2011’ do SARAU, no último dia 02. Cerca de 600 alunos estiveram no lounge do Instituto e participaram das atividades artísticas preparadas para a ocasião, além de sorteios de brindes e oficialização do resultado do concurso de redação.


O convidado especial da noite, professor Sérgio Dantas, proprietário e diretor do Colégio Módulo, contou um pouco de sua trajetória. Para ele, que acredita possuir história de vida parecida com a dos alunos do ILBJ, o momento é inspirador. “Tenho muita honra de receber essa homenagem, tenho mais orgulho ainda porque fui professor de Luciano Júnior, que dá nome a este Instituto e que tanto contribui para o Estado de Sergipe; por isso que aumenta a minha responsabilidade enquanto educador”, coloca.


“Acreditem nos seus sonhos! Aproveitem a oportunidade que vocês tiveram este ano no ILBJ e continuem brilhando lá fora”, estimula Sérgio Dantas, que teve uma infância difícil e quase sem perspectivas.


Na oportunidade, como forma de demonstrar o respeito e afeto a cada um dos alunos, os educadores sociais do Instituto prepararam homenagens com vídeos que retrataram algumas passagens do ano e que reforçam o sentimento por cada estudante.


Para José Justino, aluno da turma Operários, o último SARAU do ano foi bastante animado. “Esta é mais uma experiência, que eu não tinha e que é sempre bom porque aquilo que a gente não tem conhecimento, quando é dada oportunidade, a gente passa a conhecer. Gostei da iniciativa do Instituto em fazer esta atividade com todos os alunos”, comenta Justino, que trabalha durante o dia na Construtora Celi e que optou passar as noites de 2011 estudando. “Pena de quem acha que já sabe de tudo. Não sou mais tão jovem assim, mas tenho muito a aprender”, completa.


A aluna do Conectando com a Vida 2011, Tamires Correia, se emociona ao lembrar do ano vivido no ILBJ. “É que recebi afeto e acolhimento em um dos piores momentos da minha vida. Foi o Instituto que me abrigou, me deu afeto, me deu amor e vou sentir falta”.


Após as diversas apresentações culturais – grupos, duetos e solos musicais – e da manifestação corporal de Gabriel e Andreza em homenagem à consciência negra, a aluna Ana Cleide leu a mensagem de despedida do ILBJ. “Ao chegar aqui, ninguém praticamente se conhecia e tivemos a sensação de descobrir um novo mundo – de oportunidades e valores. (…) Levaremos todo o aprendizado do ano para o resto de nossas vidas”.


Redação destaque


O ILBJ abriu um concurso de redação em novembro com a temática “Como é a escola ideal para você?”. Todos os textos foram lidos pela comissão interna criada pelo Instituto e avaliados um a um.


“Três coisas são gratuitas na vida: respirar, pensar, sonhar” é o início da redação campeã de cunho da aluna da turma K (noite), Thayná Sâmara Correia Rocha, que ganhou um netbook como prêmio do primeiro lugar do concurso. “Meu pai não conseguiu ainda me dar um, mas agora é diferente, eu consegui por merecimento”, conta.


A aluna da manhã, Chris Haney Meneses dos Santos, da turma do Avançado 4, ficou com o segundo lugar com sua redação que projeta o local ideal de aprendizagem, tendo o Instituto como referência. “Um lugar totalmente arquitetado com amor e preocupação para preparar cidadãos do presente e futuro”.

Jessyca Velôso Rolemberg Santos levou o terceiro lugar do concurso com sua redação que traz propostas como o tempo integral do aluno na escola para participação de atividades extra curriculares fomentar uma estrutura ideal. Ela é da turma B1 (manhã) e levou, assim como o segundo lugar, um MP4 para casa.

Confira a galeria de fotos do SARAU aqui: http://ilbj.org.br/galeria/51/Ultimo_SARAU_2011_-_Retrospectiva