Violência doméstica e contra a mulher no ILBJ

Com nove anos de parceria, o Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi, realizou mais um ciclo de palestra com a Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE) que teve como tema central ‘Violência doméstica e contra a mulher’. A cooperação entre ILBJ e TJ existe desde 2013 e visa, através da educação, realizar um trabalho de prevenção e conscientização do que é, de como identificar e de quem procurar ao sofrer ou presenciar atos de violência doméstica e contra a mulher. Quem esteve à frente na fala foi a psicóloga do TJ, Sabrina Duarte Cardoso e a assistente social do TJ, Shirley Amanda Leite.

“Trabalhar com adolescentes e jovens é fundamental para que façamos um trabalho preventivo. A educação é a nossa maior aliada para conseguir mudar o que está posto. Aqui no ILBJ foi o nosso primeiro projeto, lá em 2013, e estamos desde então alcançando o objetivo de conscientizar. Sou apaixonada por esse trabalho que realizamos aqui por que é um momento de troca muito importante. Saber o que eles estão pensando sobre esse tema tão delicado e necessário é uma injeção de ânimo a mais para nós que trabalhamos com esse tema”, afirmou a psicóloga do TJ, Sabrina Duarte.

Sabrina Duarte complementa que falar com os jovens nesse momento de retorno ao presencial é essencial. “Uma grande questão que encontramos quando trabalhamos com esse tema é que muitas vezes a pessoa está em uma relação abusiva e não percebe. Então, estar aqui presencialmente com eles faz com que possam identificar se, nos locais onde frequentam ou onde vivem, está acontecendo algum tipo de violência doméstica ou contra a mulher. Assim, a gente acaba preparando eles para que voltem para o dia a dia e tenham cuidado com quem estão se envolvendo afetivamente nesse momento de descoberta dos amores da juventude”, finaliza.