Visita a empresas ensina sobre mercado de trabalho
Com os olhos brilhando, atentos a todos os detalhes, um caderno para anotar as novas informações e muita curiosidade, os alunos do Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) visitaram empresas e instituições de diversos setores durante esta semana. A atividade aproximou os jovens do cotidiano do mercado de trabalho, mostrando uma nova realidade aos alunos.
As visitas fazem parte do projeto pedagógico do segundo semestre, que busca preparar os jovens para o primeiro emprego ou estágio. Com o apoio de todas as empresas e instituições, as visitas aconteceram no Yázigi Internexus, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Viação Cidade de Aracaju (VCA), Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise), Energisa, Quality Hotel, Celi Decorações e Construtora Celi.
Os alunos conheceram o funcionamento das empresas, tiraram dúvidas sobre o quadro de funcionários e suas atribuições, e ainda tiveram novas experiências sobre as diferentes profissões. Para a educadora de Cidadania & Trabalho, Natale Neves, a atividade contribui para a formação dos jovens.
“A atividade deu aos alunos mais conhecimento e percepção sobre o mercado de trabalho. Junto com o novo planejamento, que foca na aproximação do jovem com o trabalho, nós passamos esse conteúdo para eles em sala de aula, mas uma coisa é trabalhar a teoria, e outra é poder presenciar como isso funciona”, afirma Natale.
Aprendizado
Cada jovem pontuou os principais aspectos observados na empresa, sempre tendo como base o funcionamento de cada setor visitado. Durante os próximos dois meses, o conteúdo estudado pelos jovens será voltado para a análise das informações obtidas, aprendendo sobre as profissões, os direitos e deveres do trabalhador e as legislações envolvidas. Segundo a coordenadora pedagógica Jacilene Andrade, a intenção é prepará-los para o mercado.
“As visitas serviram para que os alunos pudessem observar de perto como funcionam as empresas, como elas selecionam seus funcionários, que atribuições eles têm, que postura se espera de um jovem que está ingressando agora no mercado de trabalho. Isso, aliado ao conteúdo que será trabalhado com eles neste semestre, vai torná-los ainda mais capacitados para disputar vagas de emprego”, garante a coordenadora.
Todos esses pontos foram assimilados pela jovem Aniclécia Santos Messias. Em visita à UFS, a aluna anotou as informações administrativas passadas, e teve a chance de conhecer as características de uma instituição pública federal.
“A visita foi muito interessante porque a gente foi conhecendo um pouquinho de cada departamento e o que eles fazem na UFS. Tem gente que não sabia que para trabalhar na Universidade tinha que passar em concurso público, e foi bom porque nós conhecemos diferentes formas de entrar no mercado de trabalho”, analisa a jovem.
Confira mais fotos na galeria.